Rating: 3.5/5 (334 votos)

ONLINE
1



Vamos trabalhar juntos

Vamos trabalhar juntos

 

Algumas de minhas histórias são como um desafio e esta é uma delas! Seu “Gerânio”  assim vou chamar um senhor que cadastrei em 2005 pois levei 10 meses para que aceitasse a minha visita. Gerânio tinha 59 anos e morava sozinho em um barraco de madeira e material reutilizado, a única coisa que mudou na atualização do cadastro dele foi a idade. Hoje ele tem 73 anos e a agora sua casa é de alvenaria, porém sem acabar, nestes 14 anos, há! infelizmente continua morando sozinho.

 

Depois de 10 meses em mais um OH DE CASA! no portão de seu Gerânio ele me convidou para entrar, mas foi para me dar um pouco de água e ouvir com ele uma oração no rádio de pilha.  Neste dia só consegui dizer a ele o que fazia andando nas casas, seu Gerânio estava intrigado por me ver nas outras casas e porque eu estava insistindo em  falar com ele, como ele me dá trabalho! Porém ele é uma gracinha, teimoso em sua singularidade, levou 4 anos para ir a unidade de saúde, e só foi devido a fortes dores abdominal que o levou posteriormente ao pronto atendimento, lá descobriu duas hérnias, gastrite crônica e hipertensão, essa última é uma situação corriqueira da minha profissão.

 

É difícil  ajudar quem não quer ser ajudado, sei que é meu trabalho é promover saúde e assim ajudar e não desistir, seu Gerânio tem suas manias, nunca sabe onde está suas receitas e os resultados dos exames, mas tem um coração bom. Todos na minha área sabem que não sou fã de café, mas adoro chá e suco, seu Gerânio também compartilha dos mesmos gostos, sempre que me vê na rua trabalhando me oferece água e se der tempo faz um chá para mim.

 

Seu Gerânio usa uma bicicleta para se locomove no bairro e no trajeto até a parada de carretas, local onde faz uns "bico", ele as vezes ganha  algumas mercadorias, como frutas, biscoito, feijão. Ele carrega o quanto consegue, ao chegar em casa distribuí para alguns vizinhos, pra mim ele sempre guarda laranja, rsrs.

 

Lembro que não consegui convencer seu Gerânio a não jogar sacolas plásticas no quintal e a cobrir as duas caixas d’água e desfazer de muitas garrafas que era um paraíso para os mosquitos da AEDES, tive que pedir ajuda a enfermeira da equipe. A cada orientação minha ele discutia por meia hora, a enfermeira em um momento me olhou e perguntou: Roberta, ele é sempre assim resistente? Eu só balançava a cabeça afirmando. Ele continuava andando no quintal, balbuciando, ele é demais!

 

Ao término da visita, a enfermeira parou e disse: Roberta, você já fez mudanças aqui, continua em frente, você subiu meu conceito! Seu Gerânio já se expressava positivamente a mim, e respondeu: Ela e muito boa no que faz se é para ajudar vou ver o que faço com minhas coisas. Ganhei uma batalha por ter mais um da equipe  em ação e aprendi com aquele dia, de hoje em diante se seu Gerânio me der trabalho chamo minha equipe. Rsrs, ele consegue aprontar, então, vai ter em breve outra boa história dele .

 

"COMECE ONDE VOCÊ ESTÁ, USE O QUE VOCÊ TEM, FAÇA O QUE VOCÊ PODE"

(Arthur Robert Ashe Jr)

 

 

Postado em: 09/02/2019

  

Aprecie nosso Oh de casa!:

⇒ 25/01/2019 - O que sua voz diz por você? Amizade!

⇒ 19/01/2019 - Tarefa dada é tarefa cumprida!

⇒ 25/12/2018 - Um dia por vez...

⇒ 30/11/2018 - Grupo de HIPERDIA;

⇒ 04/10/2018 - A união faz a diferença

⇒ 09/09/2018 - A dona “Ametista” e eu!

⇒ 28/08/2018 - Oh de casa!

 

 

Sou Roberta Fernandes Pereira, tenho 49 anos, sou casada, tenho três filhos, moro no bairro Vale do Sol em Viana-ES há 26 anos. Sou Agente Comunitária de Saúde há 14 anos. Minha microárea faz parte da equipe da Unidade de Saúde do bairro Areinha. "Falar da minha profissão é difícil por sentir as emoções a flor da pele, sei dizer que gosto muito, há dificuldades sim, mas a tempos eu tenho olhado tudo como uma boa oportunidade de por em AÇÃO todo meu conhecimento e assim promover a saúde." 

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: