Rating: 3.3/5 (538 votos)

ONLINE
2



Tarefa dada é tarefa cumprida!

Tarefa dada é tarefa cumprida!

 

Hoje vou falar um pouco do meu trabalho dentro da unidade de saúde nos meus primeiros anos de trabalho como ACS, vou falar um pouco das minhas atividades diárias. Tínhamos que fazer o cadastro individual, para cada pessoa haveria um número, com isso, cada vez que eu cadastrasse uma família tinha que tentar acompanhar está  organização  dentro da US, era muito difícil, também estava me acostumando com as fichas B/C/SS2 e outras de uso diário. Tenho costume de dizer aos colegas que ACS tem que estar sempre alerta porque tudo pode mudar de um dia para o outro e em um passe de mágica tivemos o comunicado de fazermos fichas por família com único prontuário para todos os indivíduos vou chamar esse período de tarefa dada é tarefa cumprida.

 

Que coisinha difícil de trabalhar,  acho que levei uns 10 meses até conseguir organizar tudo, quando falo em organizar não é só para mim, mas para todas as famílias da minha microárea, foi onde aprendi que uma ACS tem que fazer bons multiplicadores dentro do seu trabalho, identificando e motivando cada um de acordo com seu potencial. Lembro-me de um momento em que eu estava na sala de uma casa e na rua ouvi o seguinte diálogo: uma mãe perguntou a filha se ela estava indo marcar consulta no posto, a filha respondeu que sim, e a mãe continuou falando, -- você esta levando o seu cartão? O posto não marca sem o cartão. A filha respondeu: -- Sim mãe, peguei o nosso cartão, lembra que dona Roberta falou que agora é um cartão só para todos da família?

 

Gente que orgulho! É como um presente para mim. Fiquei uns segundos viajando com meus pensamentos, valeu a pena ficar algumas horas a mais trabalhando, valeu pesquisar e adaptar está nova forma de trabalho assim como valeu o emprego das minhas energias, estavam agora sendo recarregadas e mais uma vez motivada de seguir em frente. Foi o dia da tarefa cumprida, já organizada era mais fácil cadastrar novas famílias e orientar sobre o uso do cartão e de dar baixa aos que se mudavam da microárea e até mesmo repassar as fichas para algumas colegas se a família migrasse para outra microárea.

 

Hoje paro por aqui assim, 

 

".... há  dificuldades sim, mas a tempos que eu tenho olhado tudo como uma boa oportunidade de por em ação todo meu conhecimento e assim promover saúde”.

 

 

Postado em: 19/01/2019

  

Aprecie nosso Oh de casa!:

⇒ 25/12/2018 - Um dia por vez...

⇒ 30/11/2018 - Grupo de HIPERDIA;

 

 

 

Sou Roberta Fernandes Pereira, tenho 49 anos, sou casada, tenho três filhos, moro no bairro Vale do Sol em Viana-ES há 26 anos. Sou Agente Comunitária de Saúde há 14 anos. Minha micro-área faz parte da equipe da Unidade de Saúde do bairro Areinha. "Falar da minha profissão é difícil por sentir as emoções a flor da pele, sei dizer que gosto muito, há dificuldades sim, mas a tempos eu tenho olhado tudo como uma boa oportunidade de por em AÇÃO todo meu conhecimento e assim promover a saúde." 

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




 Caderno do ACS


Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: