Um dia por vez

Um dia por vez...

 

Que dia maravilhoso foi esse! Meu trabalho começou bem cedo nesse dia, primeiro passei na unidade de saúde para entregar as fichas do e-SUS da semana anterior e organizar o cadastro das novas famílias e acertar algumas receitas com enfermeiro do último grupo de HiperDia, pois estamos como uma micro-área descoberta na comunidade do Vale do Sol. Essa semana estamos fazendo levantamento da situação vacinal das crianças com idade entre seis meses a menores de 5 anos alguma dessas atividades tem data para ser entregue, estamos em um período de muita chuva então pensa em um dia que promete ser aquele até a hora do almoço. Consegui fazer tudo isso dentro da unidade de saúde, à tarde fui para a rua fazer visita de acordo com a informação que tinha recebido para identificar uma gestante e fazer o cadastro dela pois é nova moradora na minha micro-área, nesta caminhada identifiquei mas uma gestante rsrsrs. ao subir uma rua o que me chama atenção duas adolescentes uma de 16 e outra de 15 conversando para vocês pode não ser nada; TUDO BEM!, mas para mim uma ACS funciona a sim: olho, sigo em direção de forma como se fosse seguir outra direção, porém aproveito para passar bem perto, as meninas me avistaram e continuaram conversando com olhar fixo em mim; pensei, ai tem! posso chegar perto delas para poder ajudá-las ou tiras dúvidas.

 

Tem gente que me fala assim, "é incrível como você atua". 

 

Turma não é mágica! Se tem uma ferramenta que ACS tem que ter bem desenvolvido é a intuição, tenho para mim que temos que ser profissionais com uma visão diferenciada para cada indivíduo,família e comunidade para que possamos avaliar e atuar  para promovermos as ações devidas de acordo com que vivenciamos.

Resumindo o texto que está neste site em diretrizes ESF ("... competentes resolutivos que envolve ações e promoção") adolescente de 16 anos que já conheço vou chamar de “flor de anis” já é mãe de uma criança que teve aos 14 anos, a outra adolescente de 15 vou chamar de “rosa” As duas estavam me perguntando como está a demanda de preventivo na unidade de saúde, elas queriam saber se realmente estava acontecendo as palestras de planejamento familiar no CRAS, pois tinha ouvido falar de outras meninas e se elas poderiam participar. Que bom poder ser útil! As orientei, esclareci as dúvidas. 

 

Que dia foi esse!

Ufa! Agora é hora de ir para casa, até a próxima. Abraços fraternos a todos.

 

Postado em: 25/12/2018

 

Aprecie nosso Oh de casa!:

⇒ 30/11/2018 - Grupo de HIPERDIA;

⇒ 04/10/2018 - A união faz a diferença

 

 

 

Sou Roberta Fernandes Pereira, tenho 49 anos, sou casada, tenho três filhos, moro no bairro Vale do Sol em Viana-ES há 26 anos. Sou Agente Comunitária de Saúde há 14 anos. Minha micro-área faz parte da equipe da Unidade de Saúde do bairro Areinha. "Falar da minha profissão é difícil por sentir as emoções a flor da pele, sei dizer que gosto muito, há dificuldades sim, mas a tempos eu tenho olhado tudo como uma boa oportunidade de por em AÇÃO todo meu conhecimento e assim promover a saúde."