Rating: 3.3/5 (538 votos)

ONLINE
2



Um dia por vez

Um dia por vez...

 

Que dia maravilhoso foi esse! Meu trabalho começou bem cedo nesse dia, primeiro passei na unidade de saúde para entregar as fichas do e-SUS da semana anterior e organizar o cadastro das novas famílias e acertar algumas receitas com enfermeiro do último grupo de HiperDia, pois estamos como uma micro-área descoberta na comunidade do Vale do Sol. Essa semana estamos fazendo levantamento da situação vacinal das crianças com idade entre seis meses a menores de 5 anos alguma dessas atividades tem data para ser entregue, estamos em um período de muita chuva então pensa em um dia que promete ser aquele até a hora do almoço. Consegui fazer tudo isso dentro da unidade de saúde, à tarde fui para a rua fazer visita de acordo com a informação que tinha recebido para identificar uma gestante e fazer o cadastro dela pois é nova moradora na minha micro-área, nesta caminhada identifiquei mas uma gestante rsrsrs. ao subir uma rua o que me chama atenção duas adolescentes uma de 16 e outra de 15 conversando para vocês pode não ser nada; TUDO BEM!, mas para mim uma ACS funciona a sim: olho, sigo em direção de forma como se fosse seguir outra direção, porém aproveito para passar bem perto, as meninas me avistaram e continuaram conversando com olhar fixo em mim; pensei, ai tem! posso chegar perto delas para poder ajudá-las ou tiras dúvidas.

 

Tem gente que me fala assim, "é incrível como você atua". 

 

Turma não é mágica! Se tem uma ferramenta que ACS tem que ter bem desenvolvido é a intuição, tenho para mim que temos que ser profissionais com uma visão diferenciada para cada indivíduo,família e comunidade para que possamos avaliar e atuar  para promovermos as ações devidas de acordo com que vivenciamos.

Resumindo o texto que está neste site em diretrizes ESF ("... competentes resolutivos que envolve ações e promoção") adolescente de 16 anos que já conheço vou chamar de “flor de anis” já é mãe de uma criança que teve aos 14 anos, a outra adolescente de 15 vou chamar de “rosa” As duas estavam me perguntando como está a demanda de preventivo na unidade de saúde, elas queriam saber se realmente estava acontecendo as palestras de planejamento familiar no CRAS, pois tinha ouvido falar de outras meninas e se elas poderiam participar. Que bom poder ser útil! As orientei, esclareci as dúvidas. 

 

Que dia foi esse!

Ufa! Agora é hora de ir para casa, até a próxima. Abraços fraternos a todos.

 

Postado em: 25/12/2018

 

Aprecie nosso Oh de casa!:

⇒ 30/11/2018 - Grupo de HIPERDIA;

⇒ 04/10/2018 - A união faz a diferença

 

 

 

Sou Roberta Fernandes Pereira, tenho 49 anos, sou casada, tenho três filhos, moro no bairro Vale do Sol em Viana-ES há 26 anos. Sou Agente Comunitária de Saúde há 14 anos. Minha micro-área faz parte da equipe da Unidade de Saúde do bairro Areinha. "Falar da minha profissão é difícil por sentir as emoções a flor da pele, sei dizer que gosto muito, há dificuldades sim, mas a tempos eu tenho olhado tudo como uma boa oportunidade de por em AÇÃO todo meu conhecimento e assim promover a saúde." 

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




 Caderno do ACS


Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: