Saúde do(a) Tabalhador(a)

SAÚDE DO(a) TRABALHADOR(a)

 

O termo Saúde do(a) Trabalhador(a) refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença. Nesta acepção, considera a saúde e a doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico. Parte do princípio de que a forma de inserção dos homens, mulheres e crianças nos espaços de trabalho contribui decisivamente para formas específicas de adoecer e morrer.

 

O fundamento de suas ações é a articulação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial. Para este campo temático, trabalhador é toda pessoa que exerça uma atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal ou informal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar e/ou doméstico.

 

Portaria nº 3.908, de 30 de outubro de 1998 (Estabelece procedimentos para orientar e instrumentalizar as ações e serviços de saúde do trabalhador no SUS).


 

Fique sabendo:

Se o seu trabalho é repetitivo, fique atento para a LER/DORT;

O barulho X ambiente de trabalho;

Legislação em Saúde do Trabalhador;

Você conhece o CEREST?;

⇒ Recomendações para quem trabalha em pé;

Uso de protetor solar é necessário mesmo em ambientes fechados;


 

Clique na imagem abaixo para acessar o Caderno de Atenção Básica nº 41

 

O Caderno de Atenção Básica nº 41 – Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora compreende parte de um esforço compartilhado entre o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS) e a Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (CGST/DSAST/SVS/MS), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na perspectiva de atualizar o Caderno de Atenção Básica nº 5 – Saúde do(a) Trabalhador(a), publicado em 2002. É um produto da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com a implantação e a consolidação das ações de Saúde do(a) Trabalhador(a) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e é fruto do empenho dos que participaram e contribuíram para sua finalização.

VEJA MAIS CLICANDO AQUI;