O bloco 2020 do Oh de casa chegou!!!!
Vem, vem ser feliz que o carnaval 2020 já está aí!
Se eu for falar do durante e depois desta festa tão popular no nosso Brasil rsrsrsrs, como ACS no geral há 10 anos o carnaval era tema para se trabalhar às DST(doenças sexualmente transmissíveis) que hoje chama-se IST(Infecção Sexualmente Transmissível). Então as orientações era camisinha neste período para os que iriam aprontar todas, assim estariam se prevenindo dessas doenças e evitando uma possível gravidez indesejada, mas estamos em 2020, muita coisa mudou!
Assim vou de marchinha (música) neste carnaval. Vem para este ano você brinca o Carnaval que vai bombar, anote aí o que vai levar, o protetor solar e se possível a sombrinha para se proteger dos raios ultravioleta. Vem, vem, vem a leptospirose e o tétano preste atenção, complete o seu figurino uma botina para não ficar com o pé no chão. Repelente para evitar a Dengue, Chikungunya , Zika e Febre Amarela.
Coloque um colete à prova de bala para ela não te acertar! Vem, vem, coloque uma máscara, pois o coronavírus está no ar e a camisinha também tem que usar para a Infecção Sexualmente Transmissível evitar, se já estão preparados pode neste bloco desfilar (Autor: Marido rsrsrs tive ajuda).
Imagem: Reprodução - Internet
As orientações são em dobro, depois de 10 anos além de estar durante as visitas domiciliares falando da alimentação fora de casa não só para os adultos, mas também para as crianças para não ocorrer infecção intestinal, peço para prestarem atenção ainda pois devido às aglomerações de pessoas podem ocorrer brigas, como também este período de verão, férias das crianças, tenho que pedir todos os cuidados possíveis para elas para não termos surpresas, pois já tenho uma demanda muito grande para uma única equipe da unidade de saúde onde trabalho.
Este ano a chuva na região do espírito santo como em outros estados foram muito intensas, aqui no meu município não foi diferente, logo após a chuva tenho que reforçar mais ainda os cuidados, se não bastasse na minha microárea está tendo muitas pessoas desempregados que não é nada bom, pois muita das vezes as minhas famílias cadastradas são numerosas e eu sempre tive uns agravos de ter números altos de gestante e de crianças menores de cinco anos, além de ter a sala de vacina da unidade de saúde desativada há algum tempo.
Estou tendo a oportunidade de digitar neste ano essas informações que poderá alcançar muito além do que a minha microárea, fico muito feliz, nestes últimos anos o aumento das doenças tem preocupado muita saúde em geral, mas o tempo não para e eu também não, que bom que tenho esse espaço.
Vamos fazer um carnaval mais consciente, precaução nunca é demais.
Postado em: 22/02/2020
Aprecie nosso Oh de casa!:
⇒ 19/01/2020 - Uma gestante em minha vida
⇒ 30/12/2019 - Minha Pérola
⇒ 12/12/2019 - Vencendo seus desafios: Borboleta!
Sou Roberta Fernandes Pereira, tenho 50 anos, sou casada, tenho três filhos, moro no bairro Vale do Sol em Viana-ES há 27 anos. Sou Agente Comunitária de Saúde há 15 anos. Minha micro-área faz parte da equipe da Unidade de Saúde do bairro Areinha. "Falar da minha profissão é difícil por sentir as emoções a flor da pele, sei dizer que gosto muito, há dificuldades sim, mas a tempos eu tenho olhado tudo como uma boa oportunidade de por em AÇÃO todo meu conhecimento e assim promover a saúde."