Vencendo seus desafios

Vencendo seus desafios: Borboleta! 

 

Essa personagem vou chamar de "Borboleta", tem tudo a ver, vocês ao terminarem a leitura vão concordar comigo. A conheci quando cheguei na US de Areinha no ano de 2004, ela fazia a limpeza da unidade, com o tempo fomos nos conhecendo percebi que ela era muito observadora, sabia de tudo um pouco, onde estavam os prontuários, prestava atenção para saber como cada profissional gostava da arrumação da sala e assim ela deixava as salas organizadas de acordo com o gosto de cada um, conhecia todos da comunidade e entendia muito bem a rotina da US. É uma pessoa perfeita para pedir ajuda, está sempre de bom humor, fala muita “besteira”, gosto de conversar com ela, é uma pessoa que tá sempre te ensinando. Borboleta já estava na unidade quando eu cheguei, há mais ou menos uns 15 anos, com mais 15 que eu a conheço já são 30, é uma figurinha carimbada.

Houve uma oportunidade na prefeitura tempos atrás através de um concurso público para vários setores e a borboleta fez para atendente e não é que ela conseguiu! Hoje ela faz parte do grupo da recepção e continua dando um show sempre se superando. Não tem tempo ruim, quem mexe com ela ouvi cobras, Lagartos e lagartixas, rsrs.

Um dia ela me contou que teve um “trelelê” (desconforto com uma usuária na US). Ela estava na recepção e ouviu uma mulher falando de mim, que não visitava sua casa, que só ia na vizinha, que todos queriam que eu saísse da rua, e blá, blá, blá!. Gente essa Borboleta falou que não se aguentou e começou a falar com a mulher: A sua vizinha é idosa ou a camada? A mulher respondeu que sim, Borboleta continuou a perguntar: a senhora a ver sempre na rua? E a mulher respondeu: sim, a senhora é cadastrada e quando ela te cadastrou a senhora a conheceu, teve orientações do jeito que ela trabalha? a resposta foi também foi sim. Concluiu então Borboleta para a senhora, ainda acha ruim? Não consigo entender, ela é uma agente comunitária de saúde que tem responsabilidades e que tudo que ela faz na rua facilita nossa vida aqui e outra, nunca tivemos reclamação de nenhum documento de vocês fora de ordem, ela deixa tudo arrumadinho para facilitar a vida da senhora e todos venham a precisar da US. Se você falasse que ela não passava nem na casa e que não ia na casa da idosa que é sua vizinha e que nem tinha cadastro eu te daria razão, pois existem outras áreas que não são dela que ai sim, não possuem nada disso que te perguntei. Quando borboleta me contou essa história fiquei para morrer, falei com ela para não fazer isso, vai que eu realmente não tinha visitado esta pessoa ou até mesmo a pessoas só estava no dia ruim. Borboleta levantou agitada e falou: se falar de você e eu estiver perto eu não fico calada não!!!

Já passamos por tantas coisas, sabe aquela pessoa que você pode contar? Certa vez eu a pedi que fosse referência na escola do meu filho João aquelas ele tinha 12 anos e eu queria transferir ele para Viana Sede, lá eu não tinha nenhum familiar, então pedi a ela que se passasse por tia dele e fosse a minha referência, ela nem pensou aceitou na mesma hora. Essa “tia” morava perto da escola do meu filho e sempre que eu ficasse preocupada ligava para ela, ela me dava notícias, ela me tranquiliza desta forma meu filho terminou seus estudos longe do meu bairro, assim meu filho terminou os estudos e ganhou a tia Borboleta, tenho uma admiração muito grande. Na equipe até hoje conto com sua garra e com a observação de sempre, ela está aprendendo crescendo e se fortalecendo e a cada dificuldade que a vida dá a deixa mais forte. Tenho uma gratidão por ela por tantos “sins” que ela me deu, borboleta você não ficou em um casulo você rompeu fortaleceu suas asas e voou, se supera a cada vento mesmo que esse vento mude sua direção você faz dele um belo e emocionante momento.

 

A felicidade é como uma borboleta: quanto mais você a persegue, mas ela irá se esquivar de você, mas se você prestar atenção em outras coisas, ela virá e se sentará suavemente em seu ombro. (HENRY DAVID THOREAU)

 

Postado em: 12/12/2019

  

Aprecie nosso Oh de casa!:

⇒ 26/07/2019 - Meu sonho: oh de casa!

⇒ 18/07/2019 - 001, codinome: CÉREBRO

⇒ 07/05/2019 - Fortalecendo as ações do grupo de HIPERDIA

 

  

 

Sou Roberta Fernandes Pereira, tenho 49 anos, sou casada, tenho três filhos, moro no bairro Vale do Sol em Viana-ES há 26 anos. Sou Agente Comunitária de Saúde há 14 anos. Minha micro-área faz parte da equipe da Unidade de Saúde do bairro Areinha. "Falar da minha profissão é difícil por sentir as emoções a flor da pele, sei dizer que gosto muito, há dificuldades sim, mas a tempos eu tenho olhado tudo como uma boa oportunidade de por em AÇÃO todo meu conhecimento e assim promover a saúde."