Rating: 3.3/5 (538 votos)

ONLINE
3



Jogo digital ajuda a prevenir intoxicações

Jogo digital ajuda a prevenir intoxicações de crianças em casa

Para alertar pais e jovens, o Polo de Jogos e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), transformaram em algo lúdico a campanha de prevenção contra acidentes por intoxicação: a equipe criou o jogo digital Quem deixou isso aqui?.

 

A ideia do jogo é manter a personagem central – Aninha, uma menina de três anos – longe de coisas que podem intoxicá-la como medicamentos, plantas, materiais de limpeza e até mesmo alimentos e bebidas alcóolicas.

 

Apesar da personagem ser uma menina, o jogador encarna um adulto que tem que protegê-la dos riscos de uma intoxicação.

 

Férias! O que é para ser um ótimo momento em família pode se tornar um período de sustos e preocupações. Então, todos em alerta máximo com os nossos pequenininhos!

 

O jogo pode ser acessado aqui. Ele está disponível para tablet e desktop nas plataformas Google Play e Apple, e brevemente poderá ser jogado nos sistemas Android e iOS.


 

 

⇒ ASSUNTOS RELACIONADOS:

 

Intoxicação de crianças por produtos de limpeza

As intoxicações agudas na infância ocorrem mais frequentemente do que se imagina. A ingestão de medicamentos, pesticidas e produtos limpeza doméstica por crianças é um evento bastante comum em unidades de emergência. As intoxicações são a causa mais frequente de acidentes domésticos não fatais. Nas crianças, as intoxicações graves mais comuns são decorrentes da ingestão de acetaminofen, aspirina, substâncias cáusticas, chumbo, ferro e hidrocarbonetos. A maioria das intoxicações é acidental em crianças pequenas, mas, em crianças maiores, podem ser decorrentes de tentativas de suicídio.

Veja mais clicando aqui  


 

COMO DESCARTAR OS MEDICAMENTOS VENCIDOS OU SOBRAS

O Brasil ainda não dispõe de uma legislação específica de âmbito nacional para o descarte, recolhimento, transporte e destinação adequada dos medicamentos vencidos ou em desuso. Muitos estados e municípios estabelecem regras e criam postos de coletas para os medicamentos. Também redes de farmácias, laboratórios e hospitais instalam postos de coletas, para que o medicamento seja descartado de maneiro correta...

Veja mais clicando aqui

 

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




 Caderno do ACS


Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: