Jogo digital ajuda a prevenir intoxicações de crianças em casa
Para alertar pais e jovens, o Polo de Jogos e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), transformaram em algo lúdico a campanha de prevenção contra acidentes por intoxicação: a equipe criou o jogo digital Quem deixou isso aqui?.
A ideia do jogo é manter a personagem central – Aninha, uma menina de três anos – longe de coisas que podem intoxicá-la como medicamentos, plantas, materiais de limpeza e até mesmo alimentos e bebidas alcóolicas.
Apesar da personagem ser uma menina, o jogador encarna um adulto que tem que protegê-la dos riscos de uma intoxicação.
Férias! O que é para ser um ótimo momento em família pode se tornar um período de sustos e preocupações. Então, todos em alerta máximo com os nossos pequenininhos!
O jogo pode ser acessado aqui. Ele está disponível para tablet e desktop nas plataformas Google Play e Apple, e brevemente poderá ser jogado nos sistemas Android e iOS.
⇒ ASSUNTOS RELACIONADOS:
Intoxicação de crianças por produtos de limpeza
As intoxicações agudas na infância ocorrem mais frequentemente do que se imagina. A ingestão de medicamentos, pesticidas e produtos limpeza doméstica por crianças é um evento bastante comum em unidades de emergência. As intoxicações são a causa mais frequente de acidentes domésticos não fatais. Nas crianças, as intoxicações graves mais comuns são decorrentes da ingestão de acetaminofen, aspirina, substâncias cáusticas, chumbo, ferro e hidrocarbonetos. A maioria das intoxicações é acidental em crianças pequenas, mas, em crianças maiores, podem ser decorrentes de tentativas de suicídio.
Veja mais clicando aqui
COMO DESCARTAR OS MEDICAMENTOS VENCIDOS OU SOBRAS
O Brasil ainda não dispõe de uma legislação específica de âmbito nacional para o descarte, recolhimento, transporte e destinação adequada dos medicamentos vencidos ou em desuso. Muitos estados e municípios estabelecem regras e criam postos de coletas para os medicamentos. Também redes de farmácias, laboratórios e hospitais instalam postos de coletas, para que o medicamento seja descartado de maneiro correta...
Veja mais clicando aqui