VD - prédios residências sem o porteiro

A visita domiciliar em prédios residências sem o porteiro

 

Ao realizarem visita domiciliar em prédios residências onde não tenha o porteiro, o ACS deverá acionar os apartamentos através do interfone e/ou em outras situações chamando os moradores pelo nome quando no prédio não tiver o dispositivo de interfone.

Primeiramente o ACS tentará contato com o máximo de moradores em suas respectivas unidades de moradia evitando assim ficar andando pelas áreas comuns do prédio sem a devida autorização dos moradores do prédio.

Exemplo: O ACS aciona o interfone e consegue falar com o morador do apartamento 101, mas não consegue falar com os demais. O ACS depois das tentativas vai se direcionar ao apartamento que o atendeu, fará as ações necessárias no local, posteriormente a essa visita o ACS irá sair novamente do prédio fazendo assim nova tentativa de contato com os moradores. Em hipótese alguma o ACS poderá ficar andando nas áreas comuns do prédio batendo de porta em porta para tentar contato com os demais moradores.

Esse exemplo remete a questão da segurança do próprio ACS, visto que ele não tem uma autorização para estar dentro do edifício por parte dos demais moradores. Mesmo que na questão inicial o ACS tenha sido autorizado pelo primeiro apartamento, que no caso do exemplo era o apartamento 101.

Uma estratégia a ser adotada pelo ACS e equipe é a seguinte: elaborar um cartaz com a informação da data e período em que estará passando em determinado prédio, justificar a dificuldade de contato com os moradores. Esse cartaz poderá ser entregue ao sindico/responsável do prédio e/ou a um morador que o ACS tenha mais facilidade de contato no prédio. O sindico/responsável e/ou o morador fixará o cartaz ou entregará a cada morador para que assim possa facilitar o acesso do ACS nas unidades do local. Essa estratégia facilita também o registro de que a equipe está programada para atender a localidade em questão.

O fato citado acima para que o ACS não fique transitando na área comum sem autorização, justifica pela ausência do sistema de vigilância em quase todos os prédios residências. Caso venha ocorrer alguma eventualidade dentro do prédio e como o ACS como não tinha autorização para estar naquele ambiente pode ficar este exposto a questões jurídica/policiais relacionado a problemática que venha ocorrer no local.

Então, sempre ficar atento e pensar sempre nas eventualidades negativas que possam atrapalhar o bom desenvolvimento do trabalho do ACS e equipe.

 

Postado em: 10/05/2019