Rating: 3.5/5 (286 votos)

ONLINE
4



Seguimento das prescrições terapêuticas

Seguimento das prescrições terapêuticas anti-hipertensivas pelos participantes dos grupos de HIPERDIA da Unidade de Saúde da Família do bairro Areinha/Viana-ES

 

RESUMO

 

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular e por 25% das mortes por doença arterial coronariana. A prevalência da HAS se correlaciona diretamente com a idade, sendo mais presente entre mulheres e nas pessoas com sobrepeso ou obesidade. É preciso ter em mente que a manutenção da motivação do paciente em não abandonar o tratamento anti-hipertensivo é talvez uma das batalhas mais árduas que profissionais de saúde enfrentam em relação ao paciente hipertenso. A realização dessa pesquisa se justifica devido a necessidade de proposição de ações para o fortalecimento as orientações dadas no momento das prescrições terapêuticas anti-hipertensiva. O presente estudo utilizou-se de uma metodologia do tipo exploratória descritiva, com abordagem quanti-qualitativa com o objetivo geral de identificar como é feito o seguimento das prescrições terapêuticas anti-hipertensivas dos integrantes dos grupos de HIPERDIA da Unidade de Saúde da Família do Bairro Areinha/Viana-ES. A pesquisa foi realizada em 25,00% (n=54) dos integrantes dos grupos de HIPERDIA, sendo a aplicação dos questionários feita de forma aleatória entre os integrantes dos grupos. Foi questionado aos participantes da pesquisa se estes deixam de fazer uso da medicação anti-hipertensiva por algum motivo, 42 pessoas (77,78%) afirmaram “não”, porém 12 pessoas (22,22%) afirmaram “sim”. Para a avaliação do conhecimento e adesão da terapêutica anti-hipertensiva, foi aplicado o Teste de Batalla, onde apenas 24,07% (n=13) dos entrevistados conseguiram cumprir o teste. A falta de conhecimento somado as dificuldade para o cumprimento das orientações relativas à continuidade do tratamento e acompanhamento do hipertenso, constituem um risco para o paciente/cliente contribuindo para taxas elevadas de complicações da doença.

 

Descritores: Hipertensão; Saúde da Família; HIPERDIA; Prevenção;

 

Postado em: 25/07/2016

 

Edilon Hoffmann

Enfermeiro-ESF

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: