Rating: 3.5/5 (286 votos)

ONLINE
2



PREVALÊNCIA DO AME

PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO DE FORMA EXCLUSIVA NA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA EQUIPE DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO AREINHA, VIANA-ES

 

RESUMO

 

O aleitamento materno é o único alimento capaz de atender de maneira adequada a todas as peculiaridades fisiológicas do metabolismo dos lactentes proporcionando um crescimento mais saudável, apresentando também vantagem para mãe, pois auxilia na involução uterina, na redução da hemorragia, pós-parto entre outros, para a família o leite materno promove maior interação entre o grupo familiar, principalmente o binômio e pode ser considerado sinônimo de economia. A relevância do assunto justificou-se devido às recomendações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde acerca do aleitamento materno de forma exclusiva até o sexto mês de vida do bebê. O presente estudo utilizou uma metodologia transversal, exploratória com abordagem quanti-qualitativa. A amostra da pesquisa foi constituída por 35 mulheres com filhos de idade maior que 6 meses e menor ou igual a 12 meses, residentes na área de abrangência da equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro Areinha acompanhadas pelo Agente Comunitário de Saúde da referida equipe. O presente estudo teve como objetivo identificar a prevalência do aleitamento materno de forma exclusiva na amostra da pesquisa. O presente estudo foi realizado entre os meses de maio e outubro do ano de 2015. Na estratificação dos dados a prevalência do Aleitamento Materno de forma exclusiva ficou com uma média em meses de 3,8 ((± 1,80), essa prática de amamentação, porém de forma exclusiva até o 6º mês de vida da criança ocorreu em somente 17,65% (n=7). Foi levantado o motivo pela qual as mães fizeram introdução de outro liquido/alimento na dieta do filho antes do 6º mês de vida e 14,28% (n=5) afirmaram: “tinha que retornar ao trabalho”.As participantes da pesquisa foram ainda inquiridas se estas sabiam os benefícios do Leite Materno para as crianças,7 participantes (20%) afirmaram não saber dos benefícios, outras 7 participantes (20%) afirmaram saber os benefícios, porém não sabiam relatar quais, e as demais participantes (n=21) (60%) relataram alguns tipo de beneficio do Leite Materno.

 

Descritores: Aleitamento Materno;Prevalência; Saúde da Família; Gestantes.

 

Edilon Miranda

Enfermeiro-ESF

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: