Rating: 3.3/5 (538 votos)

ONLINE
2



#DesafioAceito

#DesafioAceito - Seja um doador regular de sangue

Recentemente começaram a aparecer pelas redes sociais diversas fotos em preto e branco em apoio ao combate ao câncer com a hashtag #DesafioAceito. Mas o seu apoio pode ir além através de uma simples doação de sangue ou plaquetas. É isso mesmo! Este ato de amor ao próximo também ajuda a salvar milhares de pacientes no país que possuem algum tipo de câncer. Uma bolsa de sangue pode ajudar mais de três pacientes.

Muitos pacientes oncológicos apresentam anemia associada à doença ou ao tratamento. Por exemplo: a quimioterapia, muitas vezes interfere temporariamente na produção das hemácias e plaquetas pela medula óssea, levando à necessidade de transfusão regular de componentes sanguíneos. Aqui está o grande desafio dos Bancos de Sangue.

A médica do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Elizabeth de Souza, explica que ainda há falta de doadores regulares no país. “No Brasil, as estatísticas mostram que menos de 2% da população doa sangue regularmente, enquanto o ideal seria de pelo menos 3%. Os homens podem doar sangue até quatro vezes por ano e as mulheres até três vezes ao ano”.

Essa margem de doadores é importante porque há uma grande demanda de transfusões de sangue e plaquetas e eles têm validade. A plaqueta, por exemplo, só pode ser armazenada por cinco dias. Para se ter uma ideia, um paciente de 70 kg pode precisar de pelo menos sete unidades de plaqueta, o que representa sete doadores.

A doação de sangue é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Para Iara Motta, chefe do Serviço de Hemoterapia do INCA, as pessoas precisam criar o hábito de doar sangue. “No Brasil não existe a cultura da doação, precisamos incentivá-la. Esse ato de solidariedade deve ser permanente”.

 

 

Saiba quais são os critérios para se tornar um doador:

  • Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
  • Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
  • Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
  • Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação
  • As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

 


 

Fonte: Blog da Saúde

Disponível em:http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/51567-desafioaceito-seja-um-doador-regular-de-sangue-e-plaquetas

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




 Caderno do ACS


Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: