AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA NA GESTAÇÃO

Foto: Edilon Miranda

 

A gestação é um acontecimento fisiológico, com alterações orgânicas naturais, mas que impõe aos profissionais de saúde a necessidade de conhecimentos para uma abordagem diferenciada. O estado da saúde bucal apresentado durante a gravidez tem relação com a saúde geral da gestante e pode influenciar a saúde geral e bucal do bebê. Portanto, é de extrema importância que os serviços de saúde estabeleçam como rotina a busca ativa das gestantes de sua área de abrangência, incluindo-as no grupo operativo e no pré-natal.

 

Problemas bucais mais comuns na gravidez:

Os problemas bucais mais comuns durante o período gestacional são a cárie dentária, a erosão no esmalte dentário, a mobilidade dentária, a gengivite e a periodontite. Por isso, toda mulher grávida deve ser avaliada quanto aos hábitos de higiene bucal, ao acesso à água fluoretada e às doenças da boca.

 

 

CÁRIE:

As mulheres grávidas correm maior risco de apresentar a cárie dentária por diversas razões, incluindo o aumento da acidez na cavidade bucal, a elevação da frequência da ingestão de alimentos e por causa da pouca atenção que elas dão para a saúde bucal. Filhos de mães que têm altos níveis de cárie são mais propensos a manifestar esta doença.

  

CUIDADO BÁSICO COM A SAÚDE BUCAL (CÁRIE)

Pacientes grávidas devem diminuir o risco, escovando seus dentes, no
mínimo, duas vezes por dia (com creme dental fluoretado) e limitando a ingestão de alimentos açucarados
.

 

 

EROSÕES NO ESMALTE DENTÁRIO:

As erosões no esmalte dentário podem ocorrer em pacientes que apresentam vômitos persistente, pois durante a gestação a cavidade bucal é exposta com mais frequência ao ácido gástrico, que pode desgastar o esmalte dentário. 

 

CUIDADOS BÁSICOS COM A SAÚDE BUCAL (EROSÕES NO ESMALTE DENTÁRIO)

As estratégias de cuidado objetivam reduzir a exposição oral ao ácido por intermédio de dieta e de alterações no estilo de vida, além do uso de antieméticos, antiácidos ou ambos (atenção: medicamentos prescritos pelo profissional de saúde).

 

Lavar a boca com uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água após o vômito pode neutralizar o ácido. As mulheres grávidas evitar a escovação dos dentes imediatamente após o vômito e usar uma escova de dentes com cerdas macias para reduzir o risco de danos ao esmalte. Bochechos com flúor podem proteger as pacientes da erosão de seu esmalte e da sensibilidade dentinária.

 

 

A avaliação odontológica é de suma importância, haja vista que os benefícios das boas práticas de saúde certamente se estenderão ao futuro bebê, por meio da adoção de hábitos alimentares adequados e de medidas preventivas, minimizando a possibilidade do surgimento de várias patologias na criança, entre elas a cárie dentária.

 

Acesse também: Notícias & Destaques na Saúde Bucal

 

Postado em: 31/03/2017

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.