A importância da doação de sangue no período de férias
Imagem: reprodução/internet
Doar sangue é um importante ato de amor ao próximo, e uma única bolsa pode ajudar a salvar a vida de mais de três pacientes. Mas no início de cada ano, o estoque de bolsas de sangue reduz devido às férias, e a ausência dos doadores das suas respectivas cidades. Este cenário é muito parecido em todas as regiões do país, por isso os estados realizam campanhas de conscientização e pedem que as pessoas doem sangue antes de viajar.
A doação não leva muito tempo. Este pequeno gesto pode ajudar a manter o funcionamento dos Hemocentros, além de evitar que falte sangue para alguém que precisa.
VOCÊ SABIA?
Existe um artigo no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho - CLT) permite ao doador de sangue, falte do serviço uma vez por ano, sem sofrer desconto:
⇒ CLT - Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço se prejuízo do salário
⇒ IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;
Vale lembrar que os servidores públicos também tem esse direito. É só verificar no estatuto da autarquia na qual você é servidor. Em alguns estatutos dá direito até três dias no ano.
Outro benefício ao doar sangue é dado aos concurseiros, saiba que existe no edital da maioria dos concursos um jeitinho de fazer o bem e ainda se beneficiar com a isenção da taxa de inscrição. É só você virar doador de sangue regular, guardar os comprovantes de doação e se beneficiar dessa regra para economizar um pouco (observar a regra no edital do concurso na qual você vai prestar).
Ainda tem a meia entrada nos cinemas de alguns estados brasileiros e a preferência na fila de banco, supermercados entre outros estabelecimentos (essa regra depende da legislação de cada estado).
Vale ressaltar que a doação de sangue é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada, antes de qualquer benefício devemos lembrar que esse gesto SALVA VIDAS!!!
Saiba quais são os critérios para se tornar um doador (regras gerais):
⇒ Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
⇒ Estar bem de saúde;
⇒ Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
⇒ Pesar mais de 50 Kg;
⇒ Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
⇒ Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
⇒ Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
⇒ Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação
⇒ As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação
Para as mulheres:
⇒ Aguardar 3 meses após o parto normal e abortamento e 6 meses após cesariana;
⇒ Não doar sangue se estiver amamentando ou grávida;
⇒ A menstruação não impede de doar sangue desde que a doadora não esteja anêmica.
Postado em: 09/01/2017
Atualizado em: 16/01/2019
Por: Edilon Miranda (Enfermeiro)
Acesse também:
⇒ Doação de Sangue: saiba como e quem pode doar;