Rating: 3.6/5 (253 votos)

ONLINE
1



A ENFERMAGEM MODERNA

A ENFERMAGEM MODERNA

 Postado em: 27/02/2016

 

A arte do cuidar interiorizada nos seres humanos traz dentro de si um enfermeiro ou parte integrante da origem da enfermagem desde os primórdios da humanidade, que aos poucos foi agregando conhecimentos até o surgimento da precursora da enfermagem moderna Florence Nightingale personagem importante para o direcionamento cientifico necessário para a sobrevivência de qualquer profissão do meio acadêmico dos tempos atuais (KRUSE, 2006).

 

Com aplicação de métodos científicos com que a Florence Nightingale trabalhou através dos conhecimentos matemáticos e através de observações onde a melhoria das condições sanitárias poderiam trazer resultados positivos e beneficiar a estrutura de saúde, a precursora da enfermagem iniciou assim a uma enfermagem científica agregando um conjunto de conhecimento próprios inerentes a profissão (ANDRADE, 2007; KRUSE, 2006).

 

Ao longo dos anos, a enfermagem vai mudando as visões associadas às condições impostas à época do início de sua caracterização e traz trabalhos árduos a fim de melhorar a assistência e dissociar o pensamento de que é uma profissão submissa as outras. A padronização das técnicas profissionais básicas e o emprego do método cientifico para realização deste demonstra claramente sua evolução na história dando assim mais força a arte do cuidar (ANDRADE, 2007; KRUSE, 2006).

 

Exemplo claro da evolução citada acima, é o emprego da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) onde se tornou uma linguagem universal, dando assim respaldo técnico/cientifico para o trabalho do corpo da enfermagem. O surgimento e a manutenção do conhecimento através das escolas de enfermagem no Brasil do tempo de Ana Nery até os tempos atuais também são responsáveis por esta evolução (KRUSE, 2006).

 

A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, exercendo suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade.

 

Edilon Miranda

Enfermeiro-ESF

 

 

REFERÊNCIAS 

  1. ANDRADE, A. C. A enfermagem não é mais uma profissão submissa. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v 60 (16), p. 96-98, 2007. 
  1. KRUSE, M. H. L. Enfermagem moderna: a ordem do cuidado. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v 59 (esp), p. 403-410, 2006.

 

 Calendário da saúde




Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: